CAPACITAÇÃO

GSD-CO conclui curso internacional de emprego de drones em Operações de Paz

Treinamento capacitou militares de quatro países no uso seguro e tático de micro-UAS em missões de segurança, defesa e apoio humanitário.
Publicada em: 08/10/2025 14:33
Imprimir
Fonte: GSD-CO, por Capitão Manhães
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Bessa

  O Grupo de Segurança e Defesa de Canoas (GSD-CO), sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), concluiu o Curso de Operador de UAS Classe I – micro (Class I micro Unmanned Aircraft Systems Operator Course), realizado no período de 15 a 26/09. A iniciativa foi promovida pela Chefia de Assuntos Estratégicos do Ministério da Defesa, em conjunto com a Segunda Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e realizada no âmbito da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres (SPOT) do Comando de Preparo (COMPREP). O objetivo foi aperfeiçoar as habilidades de pilotos de aeronaves remotamente pilotadas (micro-UAS) para atuar em missões de segurança, defesa e apoio humanitário no contexto de Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, participaram onze militares das Forças Armadas da Argentina, Brasil, China e Uruguai, evidenciando o caráter multinacional e a interoperabilidade do curso, com foco em ambientes complexos, como as Operações de Paz.

O Chefe da Subchefia de Preparo de Operações Terrestres do Comando de Preparo (COMPREP), Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, responsável pela coordenação do treinamento, destacou a importância da cooperação internacional. “Este grupo diverso reflete o espírito da cooperação internacional e do aprendizado mútuo entre os países, proporcionando uma oportunidade ímpar para compartilhar conhecimentos técnicos, experiências profissionais e melhores práticas no emprego de drones, garantindo a excelência do curso”, afirmou.

Realizado integralmente em inglês, o curso combinou teoria e prática, capacitando os participantes no emprego tático e seguro de micro-UAS em segurança e defesa de aeródromos, proteção da força e planejamento de missão, incluindo módulos de fotogrametria, inteligência e análise de terreno. Integrados a estruturas de comando e controle e órgãos nacionais, os operadores treinaram aplicações como vigilância e reconhecimento, apoiando decisões ágeis com informações em tempo real. Tecnologias de baixo custo e alta responsividade aumentam a eficiência e a segurança em Operações de Paz, preservando recursos humanos e materiais.

O Instrutor do Curso, Capitão de Infantaria Alexandre Manhães, reforçou a importância do treinamento. “Mais uma vez, o GSD-CO demonstrou sua capacidade de transformar tecnologia em prontidão operacional, destacando o diferencial da internacionalização da doutrina e da cooperação multilateral em Operações de Paz da ONU”, declarou.

Ao final do curso, os formandos estão aptos a empregar micro-UAS em sinergia com estruturas de comando, fortalecendo as capacidades operacionais do Brasil e de nações parceiras em missões de interesse das Forças Armadas.

Fotos: Sargento Amaro/ GSD-CO